sábado, 10 de novembro de 2012


URBANISMO SUSTENTÁVEL

May East e a Gaia Education

May East, diretora do Gaia Education, programa vinculado à ONU que dissemina o conceito de urbanismo sustentável. Mora na ecovila Findhorn, Escócia, e viaja o mundo para impulsionar o movimento das cidades em transição (Transition Towns). Desde que foi criado há pouco mais de três anos, gerou mais 8 mil iniciativas de transição e 180 cidades oficialmente reconhecidas espalhadas pelo mundo


Edição Marcia Bindo *
Vida Simples - 07/2010 
O que são as cidades em transição? 
São cidades preparadas para serem sustentáveis, mais fortes para resistir às crises econômicas e ambientais. É muito diferente do movimento ambientalista dos últimos 20 anos. Em vez de trabalhar com dados alarmantes, é positivo, busca ações concretas criativas para o desafio duplo que espreita a humanidade: o pico do petróleo e a mudança climática. 

Como funciona na prática? 
Em encontros comunitários, busca-se entender a dinâmica da cidade ou do bairro no consumo diário de energia e recursos. Um exemplo é a alimentação, priorizando-se a produção local e a compra em estabelecimentos regionais, o que ainda fortalece a economia local. Priorizam-se transportes coletivos e ciclovias em lugar de carros com apenas uma pessoa. 

Como as pessoas podem se engajar? Basta um pequeno grupo para começar a mobilizar tantas outras para projetar como é a cidade em que eles querem morar daqui a alguns anos. Acesse  para ver a metodologia e checar os próximos treinamentos. Já há grupos em bairros de São Paulo e Rio de Janeiro e a primeira cidade em transição oficial no Brasil fica no Espírito Santo. 

* Colaboração: Leandro Sarmatz, Liane Alves, Luciana Loew, Rafael Tonon e Taruna Moa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário