domingo, 20 de fevereiro de 2011

AYAHUASKA - Instrumento de auto-observação - Régis Barbier

AYAHUASCA, INSTRUMENTO DE AUTO-OBSERVAÇÃO

A percepção, habitualmente embotada, permite apenas aprender e acessar uma fração distorcida de realidade; uma realidade revestida de projeções pessoais e pressuposições. A propriedade central dos “enteógenos” ou “psico-integradores” é com certeza levantar o véu, amplificando a experiência.

A Ayahuasca amplifica a capacidade psicossomática de responder a gradações mais sutis de estímulos além de muitas vezes integrar as diversas faculdades sensoriais em processos sinestésicos. Esse efeito de aumentar a capacidade de experienciar, de avaliar e apreciar por si mesmo, é central para a compreensão do seu significado.

Esta amplificação, como uma lupa, permite uma (re)visitação intensiva e absorta dos conteúdos mentais - recordações, idéias, fantasias, pensamentos, emoções, medos, esperanças, sensações em gerais. Na dependência da ética e valores morais atuais do indivíduo, além de influir na intensidade e no foco das percepções, a experiência pode motivar a re-significação dos conteúdos sendo observados. Valores morais e atitudes são revistas.

Aqui temos uma tecnologia que alterando a composição bioquímica do instrumento e dos meios de processamento da informação, permite a inativação temporária dos filtros culturais e psicodinâmicos que nos bastidores da mente agem determinando, formatando e hierarquizando, nossas experiências quotidianas.

Pode se de fato aprender muito, crescer e liberar energia psíquica revendo, transformando, eliminando, aceitando e se reconciliando com conteúdos in-cômodos.


Régis Alain Barbier
(Médico, é ex-professor de Cinesiologia e Cinesioterapia do Departamento de Reabilitação da UFPE. É autor de artigos científicos na área médica e do livro "De habilis a Sapiens" A anamnese de uma crise - Companhia Editora de Pernambuco. 1998. PeBPEPCB - CDU 007 CDD 003.5. Vive no Brasil desde 1972 e vem investigando a Ayahuasca e a sua utilização desde 1988. É fundador e presidente da Sociedade Panteísta Aya-huasca.)=========================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário