domingo, 20 de fevereiro de 2011

Ayauaska e a Fenomenologia - Régis Barbier

AYAHUASCA E A SUA FENOMENOLOGIA

Ayahuasca como “psico-conector”:

Para definir a natureza da Ayahuasca do ponto de vista da experiência prefiro o termo “psico-conector” já que é de fato o que faz o chá, conectando numa mesma experiência conteúdos mentais antes dissociados assim como elementos da experiência culturalmente dicotomizados como os pólos sujeito/objeto, por exemplo.

Outro termo interessante como "enteogêno”, afirma e implica a capacidade de fazer surgir a vivência do divino; mas um sentimento numinoso não é automaticamente gerado pelo uso do chá. No seio de algumas tribos – ver: Michael J. Harner. The Sound of Rushing Water - Natural History, July 1968 – o sistema de crença e a tradição determinam uma utilização muita pragmática da poção, na tentativa de influenciar acontecimentos triviais, tanto para remediar quanto para enfeitiçar.

Em geral a experiência do divino, mesmo com o uso da Ayahuasca, não é regra e depende da capacitação prévia do sujeito, da sua intenção e esforço, dos seus conteúdos e do âmbito adequado.

Modernamente se tem usado o termo, a nosso ver mais adequado, de “psico-integrador” para definir o efeito geral da Ayahuasca e outros psicodélicos. Esse termo parece implicar que algum tipo de integração ou dialética resolutiva faz parte da experiência. De fato isso algumas vezes acontece; a simples observação já modifica os fatos. A nosso ver a integração, embora sendo um potencial, não é tampouco um efeito garantido e categórico do chá nem da experiência; alguns conteúdos precisam ser integrados com esforço próprio, decisão, persistência e vontade de mudar.

Tanto o efeito numinoso quanto a integração dos elementos revelados depende em grande parte da intenção e vontade do individuo assim como de um trabalho espiritual de acompanhamento, isto é, depende da interação triplica aqui descrita, da utilização do chá num ambiente ritualístico dedicado ao crescimento e à evolução espiritual.

1. Experiência psicossomática (força e saúde):

Caracteriza-se pelo surgimento na consciência de conteúdos pessoais novos, antes inconsciente ou pré-consciente. Uma psicodinâmica curativa onde ab-reações e catarses são possíveis e positivas, permitindo re-viver experiências armazenadas na memória com resolução de conflitos.

A catárse pode se precipitar a nível físico para fim de limpeza e desintoxicação. A Catárse espiritual acontece em níveis mais

profundos, purgando dificuldades, toxinas e traumas acumulados no decurso da vida. A profundidade deste processo e o seu benefício dependem do individuo, da intensidade da busca espiritual e da von-tade e disposição em render o ego.

Ab-reação implica num processo regressivo à situação ou fonte de um problema ou trauma. Este processo permite a pessoa reviver a experiência, ganhar compreensão, novas perspectivas, construir novos significados em busca de um fechamento ou resolução na forma de uma liberação de culpabilidade, de medo, ou quaisquer sentimentos ligando o indivíduo à situação. O processo resulta em re-avaliação da maneira de ser com tendência forte para procurar mudanças positivas, renovação dos propósitos e missões de vida.

2. Experiência iluminadora (luz e consciência):

Faceta cognitiva, noética, da experiência onde surge um “conhecimento” caracterizado por intuições e pensamentos luminosos. Problemas são vistos de forma ampliada, as inter-relações entre os diversos níveis e dimensões são melhores captadas; surge uma visão e compreensão mais profunda, abrangente e sábia.

3. Experiência estética (beleza e harmonia):

Faceta artística e criativa da experiência, arte maior, onde a coordenação e intensificação do sistema sensorial permitem o afloramento de sinestesias – a natureza pulsa com beleza, brilho, poder e vida. Novas formas e harmonias de cores se revelam; a música se faz ouvir com toda a sua alma - a imaginação transborda de imagens e produções nunca vistas.

4. Experiência afetiva (amor e compaixão):

Uma intuitiva, palpitante resposta na presença da realidade instala um profundo senso de sagrado com sentimentos de humildade, reverencia e libertação. Sentimentos contendo elementos de júbilo, paz e amor de grau e intensidade maior se manifestam abrindo na região torácica algo como a sensação de uma flor desabrochando e emanando sensações benévolas.

Um intenso sentimento harmonizador, curativo e balsâmico, se instala despertando amor pela terra, pela natureza em geral, pelos seres, pelas pessoas, o amor acontece.

5. Experiência mística (união e transcendência):

A essência da experiência mística proporcionada pela Ayahuasca pode ser detalhada em alguns aspetos essenciais como:

UNIDADE - uma vivência de união cósmica onde o senso do "eu" se dissolve (a consciência e a memória não se perde), o sujeito se torna consciente da sua dimensão maior; ele se sente integrado à totalidade, um só.

TRANSCENDÊNCIA - o tempo e o espaço, o sujeito e os objetos se vivenciam e percebem além da tridimensionalidade; um conjunto infinitivo de força, luz e beleza resplandecente.

MISTÉRIO - inefável, a experiência está além do poder das palavras, essencial-mente indizível, podendo, contudo, ser sugerida, apontada pela arte. Os paradoxos lógicos parecem se reconciliarem; os indivíduos podem se sentir finitos e infinitos, limitados e ilimitados num tempo só. Os mistérios da vida, da existência, da consciência se evidenciam. A sabedoria do Tao, Nirvana, Buda, a Glória, os segredos da Trindade, os mistérios de Tupã, Ticsi Huiracocha Pachacha-yachic; Inti e Quilla podem se manifestar – metáforas e vivencias transcendentais, profundas e preciosas.

Outros Destaques:

Dadas as condições apropriadas, os agentes psicodélicos, por canalizar a criatividade são capazes de ampliar efetivamente qualquer aspecto do desempenho humano; intelectual, artístico, ético ou emocional.

Sentimento triunfante de alegria e liberdade

Desde os primórdios da investigação das experiências extáticas sentimentos triunfantes e radiantes de alegria e liberdade são descritos. Os relatórios pioneiros de Maslow demonstram que a ocorrência de uma experiência extática, mística ou "oceânica" é um evento fundamental nas histórias de vida dos seus sujeitos. Maslow declara ser unânime, na apreciação dos participantes, o reconhecimento de efeitos secundários terapêuticos e profundos, capazes de remover sintomas neuróticos para sempre, de liberar maior criatividade, espontaneidade e expressividade; de produzir uma visão e expressão mais saudável, livre e triunfante de si mesmo, um impulso em direção da excelência.

Corporeidade

Por ser a experiência um fenômeno psicossomático, a ampliação da consciência aumenta igualmente a consciência do corpo e das suas funções. A consciência de que somos seres e organismos biológicos e que devemos zelar pelo bem estar dos nossos corpos parece se manifestar na experiência com Ayahuasca. Deixar de fumar, consumir bebidas alcoólicas e alimentos nocivos, uma preocupação com dietas mais integral, natural, práticas psicofísicas do tipo Yoga, Tai-Chi e outras; busca de um contato e relação maiores com o natural, com a natureza, são comuns na população dos usuários da Ayahuasca.

Luz subjetiva

Há uma grande intensificação de luz amarelo-dourada na experiência da Ayahuasca; esta intensificação se experimenta tanto de olhos fechados quanto abertos. Esta luminosidade intensifica as cores e o brilho dos objetos tanto do mundo exterior como do mundo interno. A experimentação de imagens fantásticas e de uma plasticidade extraordinária – “caleidoscópio”; “descansa tela”; “cinema de índio” - é muito freqüente na experiência com Ayahuasca.

Es onímodo

Es: Termo proposto por Nietzsche (v. nietzschiano) para designar uma entidade metafísica situada mais profundamente na natureza humana do que o subconsciente freudiano.

Onímodo: Que é de todos os modos; que abrange todos os modos de ser; que abrange tudo; que não tem restrições; ilimitado.

Um aspeto comum da experiência com Ayahuasca e por extensão com outros psicodélicos, é uma mutação das afinidades habituais em relação à percepção de si mesmo, do contexto e das relações entre si mesmo e o contexto. Uma fluidez da identidade se manifesta de alguma maneira (união, desunião, agregação, desagregação, combinação, associação, dissociação); sentimentos de levitação e distanciamento do corpo ocorrem com freqüências. Esses fenômenos são em última análise manifestações parciais e incompletas do estado indiferenciado típico da união mística.

Régis Alain Barbier
(Médico, é ex-professor de Cinesiologia e Cinesioterapia do Departamento de Reabilitação da UFPE. É autor de artigos científicos na área médica e do livro "De habilis a Sapiens" A anamnese de uma crise - Companhia Editora de Pernambuco. 1998. PeBPEPCB - CDU 007 CDD 003.5. Vive no Brasil desde 1972 e vem investigando a Ayahuasca e a sua utilização desde 1988. É fundador e presidente da Sociedade Panteísta Aya-huasca.)=========================================

Nenhum comentário:

Postar um comentário